BLOG
QUANDO O "MÉTODO DO RESPEITO" INTERFERE NA VIDA A DOIS
postado dia 21 de Julho de 2016
Imagem do Post

REINCIDENTE: consiste na conduta por parte de um determinado sujeito em praticar repetidamente a mesma conduta.

O meu pai havia tido várias mulheres antes de casar com a minha mãe. Quando casaram, viveram mais de 35 anos juntos, sem nenhuma separação antes de sua morte, a alguns anos atrás. Me perguntava porque a "Lei da Reincidência" tinha sido anulada na vida dele, até o dia que obtive a resposta: o comportamento de minha mãe o havia influenciado profundamente, nesse quesito. O que, de fato, aconteceu?

Conta ela que no período de namoro, por várias vezes, ele havia tentado ter relações sexuais com ela, antes do casamento. A primeira tentativa foi um convite para fugir. Vulgo popular da atualidade: "quero fazer sexo com você". A proposta foi de apressar os acontecimentos para que eles pudessem viajar para o Rio de Janeiro. A resposta dela foi, sem titubear, que, se ele repetisse a proposta indecente, mais uma vez, o namoro seria acabado de uma vez por todas.

Em outra ocasião, ela conta que durante a noite, enquanto eles dormiam na casa da mãe dele, o assédio foi inevitável. Era tentador demais, para ele, estar dormindo debaixo do mesmo teto com a pessoa que ele amava e iria se casar logo-logo.

Ele se aproximou com toda sutileza por ter levado um fora na primeira tentativa. Chegou perto enquanto ela dormia e disse bem suavemente: - Vamos conversar um pouquinho? Ela respondeu: - saia daqui agora, antes que eu fale tão alto e toda a família acorde. Ele falou mais mansinho ainda: Só conversar... - Saia! , disse ela. Ele foi embora.

Esses incidentes passaram, eles casaram e a postura do meu pai havia sido alterada a cada atitude de respeito que minha mãe demostrava. Respeito por sua mãe, quando solteira, que confiava nela esperando ser honrada. Respeito por ela mesma em acreditar que deveria fazer amor quando ela quisesse, no momento certo, e não quando pressionada pelo namorado.

Ele sempre comentava que "não havia encontrado mulher como ela". Que ela era diferente de todas as outras que ele havia conhecido!

envie seu comentário